o que é?
A
meditação é um método para familiarizar a nossa mente com
objectos virtuosos. Quanto mais familiarizada com virtude, mais calma
estará a nossa mente. Com uma mente calma estaremos livres de
insatisfação e experimentaremos felicidade verdadeira. Se a
nossa mente estiver serena, então, mesmo que tenhamos as melhores
condições externas, não estaremos livres felizes. Ao contrário,
se treinarmos a nossa mente para que ela se torne serena, seremos
felizes todo o tempo., mesmo nas situações mais adversas. Por esta
razão é importante treinar a nossa mente por meio da meditação.
Existem
dois tipos de meditação: analítica e posicionada. A meditação
analítica consiste em contemplar o significado de uma instrução de
Dharma que ouvimos ou lê-mos. Analisamos o objecto utilizando linhas
de raciocínio que ouvimos ou lê-mos, assim como as nossas próprias
experiências sobre o tema. Ao contemplar profundamente, chegaremos a
uma conclusão, ou geraremos um estado mental específico. Este será
o objecto da meditação posicionada. Tendo encontrado o nosso
objecto através da meditação analítica, nós, então,
concentramo-nos nele unifocadamente pelo maior tempo possível,
para nos familiarizar profundamente com ele. Esta concentração
unifocada é a meditação posicionada, enquanto que a analítica é
chamada simplesmente de 'comtemplação'. A meditação posicionada
depende da contemplação, e a contemplação depende de escutar ou
ler os ensinamentos de Dharma.
Porquê?
Se
examinarmos as nossas vidas, iremos, provavelmente, descobrir que a
maior parte do nosso tempo e energia são orientados para a conquista
de metas mundanas, tais como buscar segurança material e emocional,
desfrutar dos prazeres dos sentidos, ter boa reputação, etc. Embora
tais coisas possam trazer alguma satisfação temporária, elas são
incapazes de prover a felicidade profunda e duradoura que tanto
almejamos. Mais cedo ou mais tarde essa felicidade converte-se em
insatisfação e surpreendemo-nos novamente envolvidos na procura de
mais prazeres mundanos.
Mas,
se a satisfação verdadeira não pode ser encontrada nos prazeres
mundanos, onde poderemos encontrá-la? A felicidade é um estado
mental, logo, a verdadeira fonte de felicidade não reside em
condições exteriores, mas sim na mente. Se tivermos uma mente pura
e serena, estaremos felizes, independentemente das nossas
circunstâncias externas. Ao contrário, se tivermos uma mente
perturbada, nunca encontraremos felicidade, por mais que tentemos
mudar as nossas condições externas.
O
objectivo da meditação é cultivar os estados mentais que são
conducentes à paz e à felicidade, e erradicar os que trazem
confusão e sofrimento. Apenas os seres humanos podem trazer isto. Os
animais podem desfrutar comida e sexo, encontrar abrigos, armazenar
provisões, subjugar os seus inimigos e proteger as suas famílias,
mas não podem eliminar o sofrimento, nem conquistar felicidade
duradoura. Seria uma causa de profundo arrependimento se usássemos a
nossa vida humana preciosa para obter resultados que até os animais
podem obter. Porém, podemos evitar tal desperdício e tornar a nossa
vida verdadeiramente significativa se treinarmos a nossa mente
através de meditação.
Como?
Escolhemos
um local sossegado, e então assumimos a seguinte postura:
A
postura em sete pontos
\
A utilidade
desta postura é extensamente explicada nos textos sobre os
diferentes yogas. Mas sucintamente, o objectivo é permitir aos
elementos subtis nos diferentes centros do corpo que recuperem o seu
equilíbrio.
\ As
pernas estão na posição de lótus ou de vajra (cruzadas uma sobre
a outra) ou na posição dita do bodhisattva (cruzadas uma à frente
de outra).
\ A
coluna vertebral é mantida direita como uma flecha.
\ Os ombros estão puxados para trás, «como as asas dum abutre».
\ Os ombros estão puxados para trás, «como as asas dum abutre».
\ As
palmas das mãos estão postas sobre os joelhos; ou ainda, a mão
direita repousa dentro da mão esquerda ao nível do umbigo, as
palmas das mãos viradas para cima com a extremidade dos polegares em
contacto;
\ A
língua, nem enrolada nem crispada, repousa confortavelmente contra o
palato;
\ Os
olhos podem estar abertos ou fechados. No caso presente, deixamo-los
numa posição perfeitamente natural, nem fechados, nem
encarquilhados;
\ A
cabeça não deve pender nem para trás nem para a frente: o pescoço
deve estar direito e o queixo ligeiramente para dentro, de forma a
manter a coluna direita.
Então,
concentramo-nos unifocadamente no acto de inalar e exalar, é muito
importante a concentração na respiração pois traz calma, e paz.
(posteriormente encontrará textos mais aprofundados sobre a meditação...). Existem muitas meditações
diferentes contudo todas elas começam com a meditação na
respiração, de modo a acalmar a nossa mente para uma contemplação
mais profunda.
