Quais são os sinais de progresso em nossa prática? O que podemos esperar? Devemos aguardar um sinal do guru? Uma recompensa?“Not For Happiness”, loc. 3255
Segundo Karma Chagme Rinpoche, não teremos nenhuma experiência, nenhum sonho especial, nenhuma visão pura. O “rei de todos os sinais” — também conhecido como “sinal do não-sinal”, tão estimado pelos mestres Kagyupa do passado — é quando a mente de renúncia, a tristeza e a devoção queimam em sua mente.
Os sinais a serem mais estimados incluem um apetite crescente pela prática do darma; a percepção da futilidade de tudo que você faz; os conflitos que só aumentam, como resultado de antigos hábitos; e, embora ainda tenha o impulso de festejar com os amigos, ser atormentado pela sensação inoportuna de que a coisa toda é um inútil desperdício de tempo.
Então, não fique sempre mirando a finalização da prática. Em vez disso, tente aceitar que sua jornada espiritual não vai acabar nunca. Sua jornada começa com a aspiração de que você, pessoalmente, traga todos os seres sencientes à iluminação, então — até que essa aspiração seja preenchida — suas atividades como um bodisatva jamais vão acabar.
Sinais de proguesso
Etiquetas:
Dzongsar Khyentse Rinpoche (Butão - 1961 ~)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário