Texto extraído do livro: "Magic dance: the display of the self-nature of the five wisdom dakinis"
de Thinley Norbu
de Thinley Norbu
De
acordo com o ponto de vista da seção da mente da Grande Perfeição,
desde o início, sem discriminar entre meditação estabilizadora e
analítica, ou entre meditação e pós-meditação, estabelecemos os quatro
grandes samayas, que são:
O
samaya não-existente: Não podemos encontrar as qualidades negativas do
samsara ou as qualidades positivas do nirvana em qualquer lugar porque,
desde o início, a mente não existe substancialmente; ela nunca existiu,
não existe agora nem existirá no futuro. Apesar de nuvens brancas e
pretas aparecerem, elas não existem porque o espaço é sempre
inerentemente vazio.
O
samaya único: Nossa mente, que é sempre única, é a única fonte de
quaisquer fenômenos impuros do samsara que apareçam, ou de quaisquer
fenômenos puros do nirvana que apareçam. Incontáveis estrelas, planetas,
luas e sóis são refletidos em um grande oceano.
O
samaya livre: Os fenômenos do samsara não podem infectar e os fenômenos
do nirvana não podem beneficiar porque a mente é livre de todos os
extremos e limites. No céu não há direções ou lados.
Samaya
espontâneo: As incontáveis qualidades desejáveis do samsara e as
imensuráveis qualidades sem desejo do nirvana sempre surgem
não-obstruidamente. Isto é a essência e a exibição da dança mágica
natural da Divindade de Sabedoria. Comparado com incontáveis jóias
preciosas ordinárias, a mente é inestimável porque todos os fenômenos
aumentam espontaneamente a partir da mente.
(Norbu,
Thinley. Magic dance: the dsiplay of the self-nature of the five wisdom
dakinis. Massachusetts: Shambhala, 1999. Pág. 125-126.)
Tradução de Pema Sönam
Tradução de Pema Sönam
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