Reconhecer as condições adversas

Resumindo, você deve reconhecer todas as condições adversas à prática do Dharma — doença, sofrimento, incidentes que te desagradam como ser injustamente acusado ou ridicularizado, ser alvo de feitiços, ser paralisado por inimigos, ser obstruído por agentes prejudiciais, falhar em reunir condições apropriadas, surgimento de aflições poderosas dentro de sua mente, ser incapaz de direcionar a mente para assuntos espirituais, diminuição da admiração e reverência ao mestre e às Três Jóias, ausência de entusiasmo para a prática de meditação e atividades espirituais, ter sua busca pela natureza da mente sabotada devido ao pensamento excessivo, surgimento do desgosto, arrogância e auto-importância, e a degeneração e quebra dos compromissos — você deve reconhecer tudo isso como maras* [demônios], porque são obstáculos causados por maras.
“Nesses momentos devo reforçar meu estado desperto”, pensando assim, cultive fervorosamente amor e bondade, compaixão e a mente da iluminação em prol dos seres sencientes tão numerosos quanto à extensão do espaço, até que lágrimas escorram de seus olhos.
Cultive esses pensamentos particularmente em relação a seus inimigos, as forças obstrutoras que te prejudicam.
“Treinamento da Mente em Sete Pontos de Atisha”


* mara: o conceito de mara no budismo, no final, sempre diz respeito ao ego

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