A
escola dos Virtuosos (tib. Gelug[-pa] / dGe lugs [pa])
foi fundada pelo monge tibetano Tsongkhapa Losang Dragpa (tib. Tsong
kha pa bLo bzang Grags pa, 1357-1419). Tsong Khapa, considerado uma
emanação dos bodhisattvas Avalokiteshvara, Manjushri e Vajrapani, reformulou os
ensinamentos que recebeu das outras escolas do budismo tibetano,
particularmente da escola Kadam.
[Tsongkhapa foi] denominado um erudito, meditador e filósofo; seu
trabalho escrito contém uma visão compreensiva da filosofia e prática budistas,
integrando o sutra, o tantra, a lógica analítica e a meditação yógica. Ele
também foi um dos grandes reformadores religiosos do Tibete, um devoto monge
que dedicou sua vida para revitalizar o budismo tibetano e recapturar a
essência dos ensinamentos de Buddha.
O começo de sua escola pode ser traçado a partir da fundação do mosteiro
Ganden, em 1410. Este mosteiro era destinado a providenciar um centro para sua
escola reformada do budismo, na qual os monges deveriam aderir rigorosamente às
regras da disciplina monástica (sânsc. vinaya, tib. Dülpa /
'Dul pa), aguçar seus intelectos no debate filosófico e se engajar na
prática tântrica de alto nível.
(John Powers, Introduction to Tibetan
Buddhism)
A educação monástica de
Tsongkhapa começou muito cedo. Na adolescência, ele já se dedicava totalmente à
prática e estudo religiosos, viajando pelo Tibete e recebendo ensinamentos de
lamas de todas as escolas do budismo tibetano.
Apesar de sua crescente reputação, ele vivia de maneira simples e livre de
qualquer ostentação ou arrogância. Ele tinha a habilidade de impressionar as
pessoas com a sua aprendizagem e a sua profunda sabedoria, enquanto simultaneamente
ajudava a mantê-las tranquilas na sua presença. Ele nunca era rude ou
desrespeitoso com seus oponentes de debates, sempre mantinha sua equanimidade e
respondia a todas as perguntas com igual respeito.
(John Powers, Introduction to Tibetan Buddhism)
Aos 32 anos, já famoso no Tibete, Tsongkhapa começou a escrever os seus
principais trabalhos, como o Rosário Dourado das Boas Explicações (tib. Legshe Serpeng/ Legs bshad gSer pheng).
Ele entrou num longo retiro espiritual, que incluiu 3,5 milhões de prostrações
completas e 1,8 milhões de oferendas de mandala. As histórias tradicionais
dizem que ele alcançou uma realização espiritual tão profunda que vários
Buddhas e Bodhisattvas apareciam para ele, inclusive Bhaishajyaguru, Maitreya e
Manjushri.
Então, Tsongkhapa escreveu o seu trabalho mais importante, a Grande
Exposição dos Estágios do Caminho (tib. Lamrim Chenmo / Lam
rim Chen mo), tomando como base o texto Luz sobre o Caminho da
Iluminação (sânsc. Bodhipatha pradipa, tib. Jangchub
Lamgyi Drönma / Byang chub Lam gyi sGron ma), de autoria do monge indiano
Atisha (tib. Jowoje / Jo bo rje, 980/990-1055).
Outra obra importante de Tsongkhapa foi a Grande Exposição do
Mantra Secreto (tib. Ngagrim Chenmo/ sNgags rim Chen mo), que se tornou a
base da prática tântrica da escola Gelug. O principal ensinamento de Tsongkhapa
é chamado Estágios do Caminho (tib. Lamrim / Lam rim), baseado no Lamrim Chenmo e no Ngagrim Chenmo. Os
estágios do caminho são sumariados nosTrês Aspectos da Principais do Caminho (tib. Lamtso Namsum / Lam
gtso rNam gsum):
\ a intenção de deixar a
existência cíclica;
\ o objectivo de alcançar a
iluminação para o benefício de todos os seres sencientes;
\ a visão correcta da vacuidade.
Os
monges Gyeltsab Darma Rinchen (tib. rGyal mtshab Dar ma Rin chen,
1364-1432) e Khedrub Geleg Pel Sangpo (tib. mKhas sgrub dGe legs dPal
bZang po, 1385-1438), discípulos de Tsongkhapa, continuaram a difundir os
ensinamentos. Outro discípulo de Tsongkhapa, chamado Gendün Drupa (tib. dGe
'dun Grub pa, 1391-1474), acabou se destacando nesta escola.
Sönam
Gyatso (tib. bSod nams rGya mtsho, 1543-1588), considerado sua
terceira encarnação, recebeu o título de Dalai Lama (tib. e
mong. Ta la'i bLa ma),Oceano de Sabedoria, e sua linhagem
continua até os dias de hoje, desempenhando a função de lama superior da
escola Gelug. O segundo lama superior desta escola é o Panchen Lama (tib. Pan
chen bLa ma), o Mestre Precioso.
No século XII, a escola Gelug assumiu o controle
político do Tibete, que passou a ser governado pelos Dalai Lamas até a invasão
chinesa de 1949. O Dalai Lama actual., Tenzin Gyatso (tib. bsTan 'dzin
rGya mtsho, nascido em 1935), lidera o governo no exílio em
Dharamsala, no norte da Índia.
A estrutura monástica da escola Gelug é bastante elaborada. Os principais
mosteiros e universidades são os seguintes:
Universidades
|
Colégios
|
Ganden
|
Ganden
Jangtse
Ganden Shartse |
Sera
|
Sera
Je
Sera Me |
Drepung
|
Drepung Loseling
Drepung Gomang Drepung Deyang |
Além destes, deve-se
citar o Namgyel (o mosteiro do Dalai Lama) e o Tashilhunpo (o mosteiro do
Panchen Lama). Após a invasão chinesa no Tibete, muitos mosteiros foram
reduzidos a ruínas. Porém, os principais mosteiros se restabeleçam na Índia,
continuando tradição do lama Tsongkhapa.
fonte:http://budismotibetano.no.sapo.pt
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