fonte: estimado e querido amigo Abel Carvalho em http://aessenciadocoracao.blogspot.pt/
“Todos os fenómenos são
manifestações da nossa mente muito subtil. Eles surgem dessa mente como as
ondas surgem do oceano”
O
grande Mahasiddha Saraha
O nosso
corpo, o microcosmo, contém todas as energias (elementos) do Universo, o
macrocosmo…este é, aliás, um dos postulados da antiga medicina tibetana.
Segundo esta, aliás, segundo todas as grandes correntes médicas do oriente, o
Macrocosmo e o microcosmo compartem da mesma base material- os 5 elementos:
espaço, vento, fogo, água e terra. Na realidade, todos os fenómenos, animados
ou inanimados, são sustentadas pelos 5 elementos. Estes elementos são
princípios cósmicos, energias cósmicas, às vezes até se descrevem como a teoria
subatômica cosmofísica, em lugar de serem apenas as coisas simples que os seus
nomes indicam. Por serem os 5 princípios omnipresentes dos fenômenos, chamam-se
de grandes: O elemento terra é o principio da solidificação ou formação; o
elemento água é o principio da coesão; o fogo é o principio do calor, do
amadurecimento, ou maturação, o vento é o principio do movimento, da vibração e
por fim o elemento espaço que é a energia que tudo permeia, e que é um aspeto
da vacuidade. Segundo a MTT (medicina tradicional tibetana), no corpo humano,
esses cinco elementos ( na forma física e “grosseira”) expressam-se, na
seguinte forma: os músculos e ossos são terra, o sangue e a linfa são água, o
calor do corpo é fogo, a função nervosa e motora é vento, e a consciência é
éter. Na sua forma mais subtil, porém, esses 5 elementos, descrevem-se em
termos de energias muito refinadas, expressas como luzes quinquecoloridas.
Esses elementos internos nascem da mente primordialmente luminosa e vazia da
sabedoria e, em função do Carma individual, vão-se manifestando, desde pura energia até a matéria grosseira, por etapas,
de diferentes formas por forma a constituir um ser humano especifico.
Por outro
lado, segundo a vertente tântrica da medicina tibetana, todos os fenómenos
externos e internos são manifestações da nossa própria consciência e do nosso
vento de energia(muito) subtil. Portanto, todos os fenómenos estão relacionados
entre si. O vento de energia subtil, ao qual está unida a nossa consciência,
tem cinco cores, correspondentes aos cinco elementos subtis. Como referi esses
elementos internos subtis nascem da mente primordialmente luminosa e vazia da
sabedoria. Devido ao nosso apego ao nosso próprio eu e devido ao karma coletivo
dos seres vivos, esse vento de energia subtil manifesta o universo externo e
interno em diversas etapas. Um exemplo dessa manifestação em etapas é a
formação de um bebé no ventre materno, ou a formação do universo no espaço.
Segundo a
tradição Yóguica Tibetana a formação do Universo passa pelas seguintes etapas:
1- O
elemento espaço permite que os outros 4 elementos interajam; esse é o
mandala-vajra do espaço(EH)
2- Devido ao
karma coletivo dos seres vivos manifesta-se a energia do elemento vento: o
mandala vajra do vento (YAM)
3- Devido à
circulação do vento, surge uma fricção que produz a energia do calor: o
mandala-vajra do fogo (RAM)
4- Devido à
elevação da energia do fogo, que depois se resfria novamente, forma-se o vapor
de água : o mandala- vajra da água(BAM).
5- A
solidificação da água forma uma pasta que se endurece e se transforma na terra
: o mandala-vajra da terra (LAM).
A formação
do corpo humano assiste a um processo semelhante à da formação do universo:
1- O
elemento espaço no ventre materno permite que os outros quatro elementos se
manifestem: é o mandala-vajra do espaço(EH).
2- Devido à força do karma, as energias subtis do
espermatozoide e do óvulo dos pais, movimentam-se unidas, criando a energia do
vento: o mandala-vajra do vento (YAM)
3- Devido à fricção da entrada da consciência no
espermatozoide e no óvulo unidos, produz-se o calor da união: o mandala- vajra
do fogo (RAM)
4- Devido à elevação da energia do fogo, que depois se
resfria novamente, gera-se um liquido: o mandala-vajra da água(BAM)
5-Devido à
solidificação do liquido, o corpo físico começa a se formar: o mandala-vajra da
terra (LAM)
Todos os
fenómenos do mundo externo e interno são flashes manifestando-se e
desaparecendo da existência na esfera da vacuidade e bem-aventurança. Todos os
fenómenos passam por vários estágios de transformação ou manifestação, desde
pura energia até a matéria grosseira. Da esfera da vacuidade e bem-aventurança
surge uma sílaba-semente “mântrica“ subtil pura, ou vibração pura, que se
transforma nos incontáveis fenómenos grosseiros do universo relativo. Na realidade,
tudo aquilo que percecionamos no chamado universo exterior e interior emana da
nossa mente muito subtil e advêm inteiramente do nosso karma.
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