A RELAÇÃO ENTRE O UNIVERSO (MACROCOSMO) E O NOSSO CORPO(MICROCOSMO)



 fonte: estimado e querido amigo Abel Carvalho em http://aessenciadocoracao.blogspot.pt/

“Todos os fenómenos são manifestações da nossa mente muito subtil. Eles surgem dessa mente como as ondas surgem do oceano”
O grande Mahasiddha Saraha

O nosso corpo, o microcosmo, contém todas as energias (elementos) do Universo, o macrocosmo…este é, aliás, um dos postulados da antiga medicina tibetana. Segundo esta, aliás, segundo todas as grandes correntes médicas do oriente, o Macrocosmo e o microcosmo compartem da mesma base material- os 5 elementos: espaço, vento, fogo, água e terra. Na realidade, todos os fenómenos, animados ou inanimados, são sustentadas pelos 5 elementos. Estes elementos são princípios cósmicos, energias cósmicas, às vezes até se descrevem como a teoria subatômica cosmofísica, em lugar de serem apenas as coisas simples que os seus nomes indicam. Por serem os 5 princípios omnipresentes dos fenômenos, chamam-se de grandes: O elemento terra é o principio da solidificação ou formação; o elemento água é o principio da coesão; o fogo é o principio do calor, do amadurecimento, ou maturação, o vento é o principio do movimento, da vibração e por fim o elemento espaço que é a energia que tudo permeia, e que é um aspeto da vacuidade. Segundo a MTT (medicina tradicional tibetana), no corpo humano, esses cinco elementos ( na forma física e “grosseira”) expressam-se, na seguinte forma: os músculos e ossos são terra, o sangue e a linfa são água, o calor do corpo é fogo, a função nervosa e motora é vento, e a consciência é éter. Na sua forma mais subtil, porém, esses 5 elementos, descrevem-se em termos de energias muito refinadas, expressas como luzes quinquecoloridas. Esses elementos internos nascem da mente primordialmente luminosa e vazia da sabedoria e, em função do Carma individual, vão-se manifestando, desde pura energia até a matéria grosseira, por etapas, de diferentes formas por forma a constituir um ser humano especifico.
Por outro lado, segundo a vertente tântrica da medicina tibetana, todos os fenómenos externos e internos são manifestações da nossa própria consciência e do nosso vento de energia(muito) subtil. Portanto, todos os fenómenos estão relacionados entre si. O vento de energia subtil, ao qual está unida a nossa consciência, tem cinco cores, correspondentes aos cinco elementos subtis. Como referi esses elementos internos subtis nascem da mente primordialmente luminosa e vazia da sabedoria. Devido ao nosso apego ao nosso próprio eu e devido ao karma coletivo dos seres vivos, esse vento de energia subtil manifesta o universo externo e interno em diversas etapas. Um exemplo dessa manifestação em etapas é a formação de um bebé no ventre materno, ou a formação do universo no espaço.

Segundo a tradição Yóguica Tibetana a formação do Universo passa pelas seguintes etapas:
1- O elemento espaço permite que os outros 4 elementos interajam; esse é o mandala-vajra do espaço(EH)
2- Devido ao karma coletivo dos seres vivos manifesta-se a energia do elemento vento: o mandala vajra do vento (YAM)
3- Devido à circulação do vento, surge uma fricção que produz a energia do calor: o mandala-vajra do fogo (RAM)
4- Devido à elevação da energia do fogo, que depois se resfria novamente, forma-se o vapor de água : o mandala- vajra da água(BAM).
5- A solidificação da água forma uma pasta que se endurece e se transforma na terra : o mandala-vajra da terra (LAM).

A formação do corpo humano assiste a um processo semelhante à da formação do universo:
1- O elemento espaço no ventre materno permite que os outros quatro elementos se manifestem: é o mandala-vajra do espaço(EH).
2- Devido à força do karma, as energias subtis do espermatozoide e do óvulo dos pais, movimentam-se unidas, criando a energia do vento: o mandala-vajra do vento (YAM)
3- Devido à fricção da entrada da consciência no espermatozoide e no óvulo unidos, produz-se o calor da união: o mandala- vajra do fogo (RAM)
4- Devido à elevação da energia do fogo, que depois se resfria novamente, gera-se um liquido: o mandala-vajra da água(BAM)
 5-Devido à solidificação do liquido, o corpo físico começa a se formar: o mandala-vajra da terra (LAM)
Todos os fenómenos do mundo externo e interno são flashes manifestando-se e desaparecendo da existência na esfera da vacuidade e bem-aventurança. Todos os fenómenos passam por vários estágios de transformação ou manifestação, desde pura energia até a matéria grosseira. Da esfera da vacuidade e bem-aventurança surge uma sílaba-semente “mântrica“ subtil pura, ou vibração pura, que se transforma nos incontáveis fenómenos grosseiros do universo relativo. Na realidade, tudo aquilo que percecionamos no chamado universo exterior e interior emana da nossa mente muito subtil e advêm inteiramente do nosso karma.

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