Apontamentos
de Yeshe Tsogyal
sobre ensinamentos de Padmasambhava
sobre ensinamentos de Padmasambhava
Quando o
grande mestre Padmasambhava estava no Eremitério da Grande Rocha, em
Samye, Sherab Gyalpo de Ngog, um homem não-educado de 61 anos que
tinha a mais alta fé e forte devoção pelo mestre, serviu-o por um
ano. Enquanto isso, Ngog não pediu qualquer ensinamento, nem o
mestre lhe deu qualquer um. Quando, depois de um ano, o mestre
decidiu partir, Ngog ofereceu-lhe um prato de mandala, sobre o qual
colocou uma flor de uma onça de ouro. Então ele disse: Grande
mestre, pense em mim com bondade. Em primeiro lugar, eu sou
não-educado. Em segundo, minha inteligência é pequena. Em
terceiro, estou velho, então meus elementos estão fatigados. Peço
que você dê um ensinamento a um velho homem à beira da morte, que
seja simples de entender, que possa cortar totalmente a dúvida, que
seja fácil de realizar e de aplicar, que tenha uma visão efetiva, e
que me ajudará em vidas futuras.
O mestre
apontou seu bastão de andarilho para o coração do velho homem e
deu esta instrução: Ouça aqui, velho homem! Olhe para a mente
desperta de sua própria consciência! Ela não tem forma nem cor,
nem centro nem borda. Primeiro, ela não tem origem, mas sim é
vazia. Depois, ela não tem lugar de permanência, mas sim é vazia.
No fim, ela não tem destinação, mas sim é vazia. Esta vacuidade
não é feita de qualquer coisa, e é clara e cognitiva. Quando vir
isto e a reconhecer, você conhecerá seu rosto natural. Você
entenderá a natureza das coisas. Você verá então a natureza da
mente, determinará o estado básico da realidade e cortará
completamente as dúvidas sobre tópicos de conhecimento.
Esta mente
desperta da consciência não é feita de qualquer substância
material, é auto-existente e inerente em você mesmo. Esta é a
natureza da mente que é fácil de realizar porque não encontrada em
qualquer lugar. Esta é a natureza da mente que não é constituída
por um observador concreto e por algo percebido sobre o qual se
fixar. Isso desafia as limitações da permanência e aniquilação.
Nisto não há qualquer coisa a despertar; o estado desperto da
iluminação é a sua própria consciência, que é naturalmente
desperta. Nisto não há qualquer coisa que vá para os infernos; a
consciência é naturalmente pura. Nisto não há qualquer prática a
ser conduzida; sua natureza é naturalmente cognitiva. Esta grande
visão do estado natural está presente em você mesmo: determine que
isto não é encontrado em qualquer lugar.
Quando você
entender a visão deste modo e quiser aplicá-la na sua experiência,
onde quer que você esteja será o retiro na montanha de seu corpo.
Qualquer aparência externa que você perceber será uma aparência
naturalmente ocorrente e uma vacuidade naturalmente vazia; deixe-a
ser, livre de construções mentais. As aparências naturalmente
livres se tornarão seus ajudantes e você poderá praticar enquanto
toma as aparências como caminho.
No interior,
o que quer que se mova em sua mente, o que quer que você pense, não
tem essência, mas sim é vazio. As ocorrências de pensamento serão
naturalmente liberadas. Quando lembrar da essência de sua mente,
você poderá tomar os pensamentos como caminho e a prática será
fácil.
Para o
conselho mais interior: não importa que tipo de emoção
perturbadora você sinta, olhe para a percepção e ela cessará sem
deixar rastros. A emoção perturbadora é assim naturalmente
liberada. Isto é simples de praticar.
Quando você
puder praticar deste modo, seu treino de meditação não será
confinado a sessões. Conhecendo que tudo é um ajudante, sua
experiência de meditação será imutável, a natureza inata será
incessante e sua conduta será inabalável. Onde quer que permaneça,
você nunca está separado da natureza inata. Uma vez que você tenha
realizado isto, seu corpo material poderá ser velho, mas a mente
desperta não envelhecerá. Ela não conhece qualquer diferença
entre jovem e velho. A natureza inata está além da inclinação e
da parcialidade. Quando você reconhecer que a consciência, o
despertar inato está presente em você mesmo, não haverá
diferenças entre faculdades aguçadas ou fracas. Quando você
entender que a natureza inata, livre da inclinação ou parcialidade,
está presente em você mesmo, não haverá diferença ente um
aprendizado grande ou pequeno. Mesmo que o seu corpo, o suporte da
mente, caia, o dharmakaya da sabedoria da consciência será
incessante. Quando você obtiver estabilidade neste estado imutável,
não haverá diferença entre um tempo de vida longo ou curto.
Velho homem
pratique o verdadeiro significado! Leve a prática ao coração! Não
permita a fala inútil e tagarelice sem objetivo! Não se envolva em
metas comuns! Não se perturbe com a preocupação de ter prole! Não
almeje excessivamente comida e bebida. Pretenda morrer como um homem
comum! Sua vida está correndo, então seja diligente! Pratique esta
instrução para um velho homem à beira da morte!
Por ter
apontado o bastão para o coração de Sherab Gyalpo, isto é chamado
"A Instrução do Apontar o Bastão para o Velho Homem".
Sherab Gyalpo de Ngog foi liberado e atingiu realização.
Isto foi
anotado pela princesa de Kharchen [Yeshe Tsogyal] para o bem das
futuras gerações. É conhecido pelo nome "A Instrução do
Apontar o Bastão".
Originalmente
publicado em Advice From The Lotus Born, Rangjung Yeshe Publications
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