A ESSÊNCIA BUDISTA NAS ESCOLAS TIBETANAS


 Retirado do livro - Budismo:Psicologia do Autoconhecimento
Existem no Tibete muitas escolas budistas denominadas de vários modos, de acordo com a época, lugar, ensinamento e fundador. Mas essas diferenças são apenas superficiais, pois quem procura a essência vê que, em todas as escolas, o objetivo é alcançar o Estado de Buda, a Suprema Iluminação. Isso implica o Triplo Treinamento budista: Virtude ou Moralidade — Sila —, Correta Concentração ou Observação Pura — Samadhi — e Suprema Sabedoria — Prajna —, baseando-se nas três características da existência que são:
  1. Todas as coisas condicionadas são impermanentes — Anicca.
  2. Todas as coisas condicionadas silo insatisfatórias — Dukkha.
  3. Todos os dbarmas (acontecimentos experimentais) são sem substância própria ou impessoais; não têm "eu" - Anatta.
Nirvana é a paz, a Verdade Oltima, o Incondicionado. O 14° Dalai-Lama diz: "Esses ensinamentos podem ser usados sem qualquer contradição, quer a pessoa os pratique à maneira do Sutra ou do Tantra. Algumas pessoas têm a idéia de que a religião do Tibete é a dos lamas que construíram um sistema chamado "Lamaísmo". Dizem também que isso está muito longe dos verdadeiros ensinamentos do Senhor Buda. Tais idéias são mal informadas, pois não existe um "ismo" dos lamas separado dos ensinamentos do Senhor Buda..." *
O Budismo, no Tibete, se originou do Mahayana, mas, quanto ao triplo treinamento — Sila, Samadhi, Prajna —, grande influência exerceram não somente os sutras Mahayana, como também os Theravada que, na literatura budista do Tibete, têm, o nome de Sravakayana, ou Veículo dos Discípulos (Sravaka significa "grandes discípulos do Buda", como Sariputra, Ananda e outros); assim se vê a ênfase que se dava ao Theravada no Tibete. A esse respeito, o 14° Dalai-Lama conclui: "Muitas vezes, na literatura budista Mahayana, nota-se o ‘desprezar’ pelo Sravakayana (Theravada), que ás vezes é chamada Hinayana (Pequeno Veículo), termo desagradável e de estória bastante dúbia, de modo que é melhor evitá-lo sempre que possível. Sentimento de superioridade, que resulta em depreciação, é afinal de contas, orgulho ou presunção, uma poderosa mancha mental... Há aqueles que imaginam que só na Theravada são guardados os Preceitos, pensando que Mahayana é frouxa nesse aspecto, mas rigor e frouxidão dependem não de yana, mas do mestre." *
Convém lembrar que os Mahayanas começaram a ser mais numerosos só a partir do. 800 dc., quando o Budismo declinou definitivamente na Índia. Antes, os Mahayanas e Theravadas viviam juntos nos mesmos mosteiros e, durante muito tempo, seguiram as mesmas regras do Vinaya, como diz o relato de I-Tsing, do ano 700: "Os adeptos do Theravada e do Mahayana praticam o mesmo Vinaya, reconhecem as mesmas Cinco categorias de erros, atêm-se as mesmas Quatro Nobres Verdades. Os que adoram os Bodhisattvas e lêem os sutras Mahayana, chamam-se Mahayanas; os que não o fazem chamam-se Hinayanas ou Theravadas,"

* A Visão da Sabedoria.



fonte: Shunya

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